em pernambuco

Recife confirma primeiro caso de morte por dengue em 2021

O caso é registrado em um momento de alta no registro de arboviroses

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 18/08/2021 às 8:05
Divulgação/Fiocruz
FOTO: Divulgação/Fiocruz

A Secretaria de Saúde do Recife confirmou a primeira morte por dengue de 2021. A vítima, um idoso de 76 anos, morava no bairro de San Martin, Zona Oeste da cidade. O caso ocorre em um momento de alta de casos de arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti) na capital pernambucana. 

O homem apresentou sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e inchaço. Ele deu entrada em um hospital da rede pública estadual no dia 21 de maio e morreu no dia 27 de maio, mas a causa da morte só foi confirmada no boletim da semana epidemiológica de número 30 (de 25 de julho a 31 de julho deste ano), por meio de critério clínico-epidemiológico (parâmetro em que se analisa histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), após discussão entre integrantes do Comitê Municipal de Investigação dos Óbitos por Arboviroses.

Recife notificou, até julho, 10 óbitos suspeitos (além do que foi confirmado para dengue, dois foram descartados e os demais seguem em investigação).

Casos de arboviroses

Em julho, foram notificados 16.516 casos suspeitos de arboviroses: 6.561 de dengue, 9.673 de chicungunya e 282 de zika. Em relação à dengue, 3.007 casos tiveram confirmação, além de 7.393 casos de chicungunya. Houve aumento de aproximadamente 360% dos casos notificados e de 435% dos casos confirmados de arboviroses, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

*Com informações do JC Online