Código de Trânsito Brasileiro

Saiba como ter 40% de desconto no pagamento das multas de trânsito

O desconto é previsto no novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que começou a valer neste ano.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 18/08/2021 às 10:50
Marcello Casal Jr. - Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil

No mês de março entrou em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As mudanças dizem respeito principalmente aos motoristas e instrutores, que devem ficar atentos às alterações, que vão desde a não obrigatoriedade de aulas noturnas para a primeira habilitação até os novos limites de pontuação da CNH. 

Veja mudanças no Código de Trânsito Brasileiro aprovadas pelo Congresso

Outra novidade foi o aumento na validade da CNH para dez anos para condutores com menos de 50 anos de idade, a proposta torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. 

Descontos para o pagamento de multas

Com a nova lei é possível ter desconto no pagamento das multas de trânsito. No entanto, para que o condutor possa ter 40% de desconto do valor total da multa, ele não poder recorrer da infração.

A partir da nova regra, que começou a valer em 2021, os motoristas que instalarem o aplicativo CarteiraDigital de Trânsito, habilitarem a notificação automática de multas e reconhecerem terem cometido a infração, sem ingressar com recurso, terão direito ao desconto no pagamento até a data do vencimento.