Internacional

Vídeo: mães passam bebês por cima de cerca para tropa britânica no Afeganistão

Milhares tentam sair do país após o Talibã tomar o controle da capital

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 18/08/2021 às 17:40
Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram

Imagens fortes compartilhadas pelo jornalista afegão Rustam Wahab no Instagram mostram mães passando bebês e crianças por cima de uma cerca de arame farpado do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão que caiu sob o domínio do grupo extremista Talibã nesta semana, para soldados britânicos. 

“As pessoas estão tão desesperadas para escapar do Talibã que elas estão passando bebês para a frente em direção ao portão do aeroporto de Cabul”, escreveu o jornalista na legenda. 

Uma reportagem da rede de TV britânica Sky News informou que as tropas estão no aeroporto para prestar apoio na evacuação do país. O correspondente da rede no país, Stuart Ramsay, chegou a conversar com um oficial, que não foi identificado. “É terrível, mulheres estavam jogando seus bebês por cima do arame farpado, pedindo aos soldados que os pegasses, alguns ficaram presos no arame”, disse ele.

Confira o vídeo;

O que está acontecendo no Afeganistão?

No último domingo (15), o grupo extremista Talibã tomou o controle da capital do Afeganistão, Cabul, e voltou ao poder após 20 anos. Também no domingo, o presidente fugiu do país. 

O Talibã perdeu o controle da região em 2001, após tropas americanas invadirem o Afeganistão depois do atentado no dia 11 de setembro. O grupo começou a avançar e tomar o controle de várias regiões da área rural após o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar a saída do exército do país.