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Aplicativos de transporte prometem melhorias na qualidade dos serviços após aumento de reclamações

Ainda neste semestre deve ser lançado um pacote de ações para melhorar os ganhos dos motoristas e melhorar o serviço.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 19/08/2021 às 10:45
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Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior
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Após enfrentarem uma série de críticas a respeito da má qualidade de serviços ofertados aos clientes, plataformas de aplicativos de transporte individual de passageiros, como a Uber e a 99, têm se destacado negativamente nos últimos meses. Foi por isso que começaram a ser elaboradas estratégias para reverter esse quadro, pelo menos no caso da 99.

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De acordo com o JC Online, os responsáveis pela plataforma da 99 prometeram lançar ainda neste semestre um pacote de ações para resgatar a credibilidade do serviço. A promessa é de oferecer um novo formato que vai ajudar nos ganhos dos motoristas, reduzindo a onda de cancelamentos de viagens, e vai impactar de forma positiva a economia.

A proposta da 99 é de implementar algumas iniciativas ainda no mês de agosto e, com isso, injetar R$ 570 milhões ao PIB brasileiro até dezembro de 2021. Uma das expectativas dos passageiros é a de que os aplicativos passem a adquirir características semelhantes às dos táxis, como repasse integral das tarifas em dias e horários específicos, e a revisão da política de cancelamento.

Medidas que serão adotadas pela 99:

Taxa Zero

Em dias ou horários específicos, a taxa de intermediação cobrada pela 99 será zerada nos próximos meses. Ou seja, o valor integral da corrida será repassado ao motorista. Nas cidades onde há a cobrança de preço público, a 99 faz a dedução desse valor e o repassa ao município. Antes da implementação, os motoristas serão avisados da mudança. Uma fase de teste já foi iniciada em São Paulo em julho e gerou R$ 3 milhões de retorno.

Escolha Inteligente

Em algumas cidades e em períodos selecionados, a plataforma apresentará as opções de incentivo disponíveis de corrida para que o motorista parceiro escolha aquela que melhor atenda à sua rotina. Os incentivos oferecem ganhos financeiros para quem cumprir os requisitos das campanhas.

Corrida Turbinada

Com essa opção, o motorista adquire um pacote de bônus que é aplicado à dinâmica de preço das suas corridas durante um determinado período de tempo. Importante destacar que este valor extra não impacta no preço final ao passageiro.

Reembolso Rápido

Atendendo a uma das maiores insatisfações dos motoristas, a 99 fará a revisão do sistema de solicitação de reembolso no aplicativo, com adaptações para agilizar o processo de pagamento ao motorista quando o passageiro não paga a corrida.

Revisão de Políticas da Plataforma

Revisão da política de cancelamentos que bloqueia o motorista parceiro por infrações às regras da plataforma. Entretanto, atitudes que vão contra as políticas de uso da plataforma - como casos de ofensa e preconceito - ou infrações à lei vigente continuarão sujeitas às consequências previstas em nossos Termos de Uso.

CLASSE C

A classe C é hoje o principal público dos aplicativos, especialmente da 99. “Sem o privilégio do trabalho remoto, as pessoas com menor renda passaram a utilizar mais transportes por aplicativo. Uma pesquisa Datafolha constatou que, entre as pessoas da classe C, 40% afirmam ter aumentado a frequência de utilização do app em 2020 e 31% começaram a utilizar a modalidade por causa da pandemia”, explica Livia Pozzi, diretora de Operações e Produtos da 99.

Outra vantagem ofertada para os motoristas da 99 garante 10% de desconto no combustível dos 3.2 mil postos da rede Shell, e já foi responsável por R$ 3,1 milhões de economia aos parceiros da plataforma.

*Com informações do JC Online

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