Um garoto de 7 anos de idade morreu após ser infectado por uma ameba 'comedora de cérebro', nos Estados Unidos. O menino David Pruitt teve contato com o protozoário nadando em um lago de água doce durante um passeio com a família, na cidade de Tehama, na Califórnia.
O menino contraiu uma doença chamada meningoencefalite amebiana primária. Autoridades locais afirmaram que desde 1970 este é o 10º caso registrado da doença. Em todo o mundo, menos de 400 casos da doença foram contabilizados. Além disso, os especialistas afirmam que a doença é fatal em 97% dos casos.
David chegou a ser levado às pressas para o pronto-socorro no dia 30 de julho e depois foi levado para o UC Davis Medical Center. No hospital, ele foi colocado em um aparelho de suporte vital com grave inchaço cerebral e morreu oito dias depois.
Sintomas da doença
Por meio de um comunicado, a autoridade de saúde Tehama County Health Services Agency explicou que “as pessoas são infectadas quando a água que contém a ameba sobe com força pelo nariz. Do nariz, a ameba às vezes pode migrar para o cérebro e destruir o tecido cerebral.”
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, princípio, a doença apresenta sintomas como forte dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos. Os sintomas podem aparecer com até nove dias após a contaminação. Com a piora do quadro clínico, os sintomas podem evoluir para rigidez do pescoço, convulsões ou alucinações.