Pandemia

Pernambuco vai voltar com shows e eventos? Entenda o Selo Passe Seguro PE

Governo lançará ferramenta para entrada de público em eventos

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 19/08/2021 às 18:07
Tiago Calazans/Divulgação
FOTO: Tiago Calazans/Divulgação

O Governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira(19) que abrirá um processo licitatório a partir de segunda-feira(23), para o desenvolvimento de aplicativos com ferramentas de certificação de exames de Covid-19 e testagem, que poderão ser feitas por startups e desenvolvedores para a realização prévia de eventos. 

Mas quando Pernambuco vai voltar com shows e eventos? Ainda não há data para os eventos testes mas a prioridade está na elaboração de um protocolo específico para o setor. De acordo com a secretária executiva Ana Paula Vilaça, a realização do certificado é para facilitar o acesso das pessoas a eventos, shows e espetáculos com segurança. 

“O objetivo é a certificação digital através desse selo, o Passe Seguro PE, que permite uma checagem dos exames do coronavírus, bem como da vacinação. Essas pessoas, ao comprar os ingressos dos eventos, terão a oportunidade de colocar a vacinação completa delas ou com uma dose, nesse último caso, mostrando o teste RT-PCR, para que o ambiente esteja controlado do ponto de vista da imunização", explica a secretária.

Com a confirmação da circulação da variante Delta da covid-19 no estado após investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios, nesta quarta-feira(18), fez que o Estado não avance em novas medidas de flexibilização. 

Como vai funcionar:

O objetivo é que no Selo digital Passe Seguro PE, o cidadão possa apresentar os exames de checagem da covid-19 e a vacinação, seja uma ou duas doses. Assim que o cidadão comprar o ingresso do evento, poderá ser feita a comprovação da vacinação e o teste RT-PCR negativo. 

O aplicativo terá a checagem de autenticidade do passaporte com a decodificação criptografada do próprio QR Code, gerado através do aplicativo para que não seja necessário o uso da internet. Assim diminuindo o tempo na fila e reduzindo a aglomeração.