A agência sanitária dos Estados Unidos (Food & Drug Administration, o FDA) anunciou na última segunda-feira (23) que a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, foi oficialmente autorizada uso definitivo. Até o momento, o imunizante estava sendo utilizado sob caráter emergencial.
A pesquisa acompanhou mais de 40 mil pessoas, com metade delas recebendo o imunizante e a outra metade um placebo. Os resultados mostraram que a vacina foi eficaz em prevenir a doença em 91% dos casos.
Essa foi a primeira vacina a ser aprovada definitivamente no país. A aprovação acontece em um momento em que mostra sinais de estagnar e que três em cada dez pessoas que não se vacinaram disseram que tomariam o imunizante, no caso em que ele fosse totalmente aprovado.
Essa aprovação definitiva é válida para a aplicação das doses em pessoas a partir dos 16 anos. O uso em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos e da terceira dose em indivíduos imunossuprimidos segue sob caráter emergencial.
“A aprovação dessa vacina pela FDA é um marco, enquanto continuamos a nossa batalha contra a pandemia da covid-19”, disse Janet Woodcock, comissária da agência. “Enquanto milhões de pessoas já tomaram vacinas contra a covid-19, nós reconhecemos que para algumas, a aprovação de uma vacina pela FDA pode, agora, dar confiança adicional para se vacinar”, completou.