imunização

Vacina contra Covid da Pfizer é aprovada de forma definitiva nos EUA

Imunizante estava sob autorização para uso emergencial

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 24/08/2021 às 17:22
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

A agência sanitária dos Estados Unidos (Food & Drug Administration, o FDA) anunciou na última segunda-feira (23) que a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, foi oficialmente autorizada uso definitivo. Até o momento, o imunizante estava sendo utilizado sob caráter emergencial. 

A pesquisa acompanhou mais de 40 mil pessoas, com metade delas recebendo o imunizante e a outra metade um placebo. Os resultados mostraram que a vacina foi eficaz em prevenir a doença em 91% dos casos

Essa foi a primeira vacina a ser aprovada definitivamente no país. A aprovação acontece em um momento em que mostra sinais de estagnar e que três em cada dez pessoas que não se vacinaram disseram que tomariam o imunizante, no caso em que ele fosse totalmente aprovado. 

Essa aprovação definitiva é válida para a aplicação das doses em pessoas a partir dos 16 anos. O uso em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos e da terceira dose em indivíduos imunossuprimidos segue sob caráter emergencial.

“A aprovação dessa vacina pela FDA é um marco, enquanto continuamos a nossa batalha contra a pandemia da covid-19”, disse Janet Woodcock, comissária da agência. “Enquanto milhões de pessoas já tomaram vacinas contra a covid-19, nós reconhecemos que para algumas, a aprovação de uma vacina pela FDA pode, agora, dar confiança adicional para se vacinar”, completou.