Pandemia

Confira as regras de cada setor na retomada dos eventos em Pernambuco

Além da liberação dos shows, aumenta a capacidade para eventos corporativos e esportivos

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 25/08/2021 às 15:23
Foto: Heudes Regis/SEI
FOTO: Foto: Heudes Regis/SEI

Nesta quarta-feira (25), o governo de Pernambuco anunciou novas alterações do Plano de Convivência. As flexibilizações nos eventos culturais começam a partir de segunda-feira(30) com o controle de esquema vacinal. 

Uma das alterações é a liberação de shows com até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor. O aumento da capacidade de eventos corporativos para 500 pessoas ou 80% da capacidade e a permissão de até 300 pessoas ou 50% da capacidade para torcidas em eventos esportivos. 

Nos eventos, os realizadores devem pedir autorização a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e se houver a liberação, que poderá acontecer a promoção da festa. A prioridade será para pessoas vacinadas, seja com uma ou duas doses. 

Regras: 

Shows e eventos culturais

Nos shows, o público deve ficar sentado e com obrigatoriedade do uso da máscara, quando não houver consumo de comida ou bebida. O esquema vacinal será que, 80% dos ingressos, a prioridade será de pessoas com as duas doses da vacina, a partir do 15º dia da aplicação ou uma dose, para dose única. Os demais 20% serão para pessoas com 1ª dose e teste antígeno, com realização 24 horas antecedentes do evento. 

O público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da organização/produção. Os eventos-testes podem ter duração de, no máximo, 7 horas até meia noite. 

Eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e cultos ecumênicos

Nesses eventos poderão ser realizados com 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, mas sem espaço para dança. A secretária executiva detalhou que, a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal.

Eventos sociais/buffet

Vão funcionar em todo o Estado, das 8h até meia-noite, durante todos os dias da semana. A partir de 100 pessoas, será necessário o mesmo controle seguro de esquema vacinal. Aumentando a capacidade para 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor.

Eventos esportivos

A torcida está liberada, até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em competições esportivas, com exceção do futebol profissional.