Dia Internacional da Igualdade Feminina

Luta pela igualdade: caruaruenses são sinal da representatividade feminina na política e empreendedorismo

Ivânia Porto e Perpétua Dantas comentam sobre a importância da presença da mulher em espaços de destaque na sociedade.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 26/08/2021 às 12:50
Reprodução
FOTO: Reprodução

O dia 26 de agosto é marcado pela luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades na sociedade. Nesta data, que marca a conquista do sufrágio feminino nos Estados Unidos em 1973, é comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, que chama a atenção para questões voltadas aos direitos civis, luta por condições igualitárias de trabalho e representatividade política. 

Dia Internacional da Igualdade Feminina: conheça a origem da data

Além de destacar a luta das mulheres pela equidade, a data também ajuda a refletir sobre o avanço na conquista de direitos femininos. É uma oportunidade para trazer à luz exemplos de mulheres que se destacam na sociedade após anos desafiando a sociedade em que vivem para fazer a diferença.

Primeira mulher na liderança da Acic

Ao pensar em uma grande figura do mundo empresarial, você provavelmente deve imaginar um homem, vestido de terno e gravata em uma posição de poder. No entanto, depois de uma história marcada pela representação masculina nesses espaços, as mulheres têm mostrado a força da liderança feminina. Em Caruaru, no Agreste, após 100 anos com uma diretoria liderada por homens, pela primeira vez uma mulher assumiu o cargo da presidência da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). 

Ivânia Porto é mãe, avó, empresária e atua como professora universitária, com mestrado em Gestão Pública pela UFPE. A caruaruense é sinal da força feminina em espaços de liderança e hoje ganha destaque no Agreste pernambucano à frente da Acic, ocupando o cargo mais alto da diretoria da casa. Seu propósito é lutar para abrir espaços para que as mulheres consigam se desenvolver como empreendedoras e sejam reconhecidas por sua independência e determinação.

"Batalho todos os dias para o posicionamento, não só o meu, mas de todas as mulheres empreendedoras", disse. "Nós precisamos não só inspirar mulheres, mas chamar a atenção para essa luta que é nossa, é de todos. A mulher, quando se desenvolve, ela não cresce sozinha, ela leva outras mulheres e sua família a se desenvolver", destacou Ivânia. 

Liderança política na luta pela representatividade

O Brasil possui mais de 77 milhões de eleitoras, o que representa 52,5% do eleitorado em todo o país. Mesmo assim, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o percentual de vereadoras eleitas foi de apenas 19,2% em todo o país. Este cenário destaca a importância da luta das mulheres para conquistar espaços de representação também na política.

Em Caruaru, um dos nomes que ganhou destaque nas últimas eleições municipais foi a professora universitária e advogada Perpétua Dantas, eleita vereadora do município no pleito de 2020, tendo sido a candidata mais votada com 3,2 mil votos. Em sua trajetória, Perpétua já esteve à frente da Secretaria de Políticas para Mulheres e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e defende em seu mandato políticas públicas de impacto para promover o protagonismo da mulher em todos os espaços que ela ocupa. 

"A política é um espaço de luta, é um campo próprio para construção de políticas públicas para as mulheres", reforça Perpétua. "A luta pela igualdade é, ao mesmo tempo, uma luta de todos e todas. É necessário que as políticas públicas se tornem políticas afirmativas. Vamos lutar sempre pela igualdade de gênero. Somos cidadãs, somos iguais e merecedoras", ressaltou a vereadora.