Na madrugada desta sexta-feira (27), morreu a Irmã Werburga Schaffrath, da congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing. A religiosa estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, na cidade de Barbalha, no Ceará, e tratava de um câncer.
Há mais de 60 anos a Irmã Werburga desenvolvia projetos sociais e em 1969 fundou o Centro Social São José do Monte, em Caruaru, onde eram oferecidos ensino e assistência social para crianças, jovens e idosos. A religiosa estava em Recife nos últimos anos, mas recentemente foi para o Ceará para continuar o tratamento. Ela completaria 91 anos de idade no próximo dia 6 de setembro.
O bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy, lamentou a morte da Irmã Werburga e recomendou aos sacerdotes que rezassem a Santa Missa na intenção da religiosa. "A Diocese de Caruaru manifesta a sua gratidão a Deus pelo dom inestimável dessa abnegada religiosa. Outrossim, apresenta à suam Congregação Religiosa os votos de pesar e compromisso de orações em sufrágio de sua benemérita alma", escreveu o bispo em nota.
Por meio de nota, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, também lamentou o falecimento da irmã que desenvolveu trabalhos sociais no Centro Social São José do Monte de 1969 a 2019. "O seu coração era só amor. Caruaru tem muito a agradecer pelo seu trabalho social realizado na cidade", destacou a prefeita por meio de nota.
Velório e sepultamento
A Irmã Werburga será sepultada às 10h30 desta sexta-feira em Barbalha, no Ceará. O velório será transmitido nas redes sociais do Hospital São Vicente de Paulo.