luto

Morre aos 90 anos Irmã Werburga, fundadora do Centro Social São José do Monte de Caruaru

A religiosa desenvolvia projetos sociais há mais de 60 anos e estava em tratamento contra o câncer.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 27/08/2021 às 8:15
Reprodução
FOTO: Reprodução

Na madrugada desta sexta-feira (27), morreu a Irmã Werburga Schaffrath, da congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing. A religiosa estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, na cidade de Barbalha, no Ceará, e tratava de um câncer. 

Há mais de 60 anos a Irmã Werburga desenvolvia projetos sociais e em 1969 fundou o Centro Social São José do Monte, em Caruaru, onde eram oferecidos ensino e assistência social para crianças, jovens e idosos. A religiosa estava em Recife nos últimos anos, mas recentemente foi para o Ceará para continuar o tratamento. Ela completaria 91 anos de idade no próximo dia 6 de setembro.

O bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy, lamentou a morte da Irmã Werburga e recomendou aos sacerdotes que rezassem a Santa Missa na intenção da religiosa. "A Diocese de Caruaru manifesta a sua gratidão a Deus pelo dom inestimável dessa abnegada religiosa. Outrossim, apresenta à suam Congregação Religiosa os votos de pesar e compromisso de orações em sufrágio de sua benemérita alma", escreveu o bispo em nota. 

Por meio de nota, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, também lamentou o falecimento da irmã que desenvolveu trabalhos sociais no Centro Social São José do Monte de 1969 a 2019. "O seu coração era só amor. Caruaru tem muito a agradecer pelo seu trabalho social realizado na cidade", destacou a prefeita por meio de nota. 

Velório e sepultamento

A Irmã Werburga será sepultada às 10h30 desta sexta-feira em Barbalha, no Ceará. O velório será transmitido nas redes sociais do Hospital São Vicente de Paulo.