Pandemia

Pernambuco confirma 8 novos casos da variante Delta no estado

Com os novos casos, o estado totaliza 10 casos da variante Delta

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 27/08/2021 às 17:26
Divulgação/ SES-PE
FOTO: Divulgação/ SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou oito novos casos da variante Delta da Covid-19, na tarde desta sexta-feira(27). Os pacientes são de 5 municípios diferentes de Pernambuco e as coletas aconteceram entre os dias 31 de julho e 05 de agosto. Com os novos casos, o estado totaliza 10 casos da variante Delta confirmados. 

Foram 148 amostras sequenciadas pela Fiocruz e das que confirmaram a variante, os pacientes são dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). São 3 pessoas do gênero masculino e 5 do feminino, com idades entre 16 e 56 anos. 

O secretário de Saúde, André Longo, explicou que nos dois primeiros casos não foi identificado vínculo epidemiológico dos pacientes com a variante ou viagem para área de circulação do vírus, o que confirma a circulação comunitária no estado. E agora será necessário um trabalho de vigilância pelos municípios que obtiveram a confirmação. 

“Agora, os municípios de ocorrência desses novos casos, com o apoio do Estado, também farão um trabalho de vigilância com essas pessoas, para averiguar se há vínculo epidemiológico com os casos confirmados anteriormente, se há adoecimentos secundários e a necessidade de testagem de contatos.”, afirma André Longo.

O estado reforça a importância da vacinação, tanto da primeira como da segunda dose da vacina contra covid-19, principalmente com a confirmação de mais casos da variante Delta que tem um grau maior de transmissão.