Energia elétrica

Vai ter apagão em 2021? Entenda situação

Preocupação cresce nos brasileiros

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 27/08/2021 às 15:45
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse, nessa quinta-feira (26), que será necessário garantir uma produção adicional de energia para atender à demanda que não poderá ser suprida pelas usinas hidrelétricas a partir de outubro. O órgão atualizou uma nota técnica de monitoramento das condições do setor elétrico até o mês de novembro e calculou que a quantidade adicional necessária de energia será de 5,5 gigawatts médio (Gwm).

Ainda segundo a nota, os reservatórios das usinas estão com as piores afluências de água em 91 anos.

Durante uma live semanal nas redes sociais na noite dessa quinta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro pediu novamente que a população economize energia elétrica, classificando a a crise energética como "problema sério".

A preocupação sobre apagões tem crescido recentemente. Conforme o cálculo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), utilizando dados da ONS apresentados em junho, o apagão pode ocorrer se a média de longo tempo de chuvas ficar abaixo de 61,5%.

Além disso, a ONS disse que está tomando todas as medidas técnicas e operacionais cabíveis para manter a continuidade do atendimento aos brasileiros mesmo com a atual situação hídrica.

*Com informações da Rádio Jornal