animal

Fóssil de baleia com quatro patas é descoberto no Egito

Os cientistas especulam que animal teria vivido há cerca de 23 milhões de anos

Bruna Padilha
Publicado em 29/08/2021 às 13:34
Foto: Dr. Robert W. Bossenecker
FOTO: Foto: Dr. Robert W. Bossenecker

Foi identificado por cientistas no Egito o fóssil de uma espécie desconhecida de baleia, que tem quatro patas e que viveu na terra há 43 milhões de anos atrás. O esqueleto achado é analisado por cientistas da Universidade de Mansoura, no Egito.

O anfíbio batizado como Phiomicetus anubis, por ter o crânio no mesmo formato do antigo deus egípcio com cabeça de chacal, o Anúbis. Ele foi descoberto no deserto ocidental do Egito, em uma área da depressão de Fayum, que por mais que seja deserta no momento, já foi coberta pelo mar.

Se calcula que a baleia com quatro patas pesava 600 quilos e 3 metros de comprimento, com mandíbulas fortes para capturar suas presas e era um provável predador do topo. O animal podia andar na terra e nadar na água.

O Phiomicetus anubis é a descoberta de uma nova espécie e traz destaque para a paleontologia africana e egípcia, de acordo com o autor do estudo, Abdullah Gohar, à agência de notícias Reuters.

Esse não é o primeiro fóssil de uma baleia com pernas encontrado, mas acreditam que esse seja o tipo mais antigo semi-aquático a ser descoberto na área. Em 2011, paleontólogos no Peru descobriram um fóssil de baleia com 43 milhões de anos, que também possuía quatro patas, pés palmados e cascos.

*Com informações do G1