A madrugada desta segunda-feira (30) foi marcada por momentos de terror para os moradores da cidade de Araçatuba, em São Paulo. Uma quadrilha, fortemente armada com equipamentos que incluíam fuzis e explosivos, atacou três agências bancárias da cidade. Durante a ação criminosa, algumas pessoas foram feitas de reféns e alguns trechos da cidade foram bloqueados pelos suspeitos, que também cercaram bases da Polícia Militar e viaturas.
Os criminosos chegaram a usar drones para monitorar a movimentação dos policiais. Depois que a movimentação dos criminosos reduziu, os moradores relataram que explosivos foram encontrados em alguns pontos da cidade. O Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de São José do Rio Preto foi acionado para auxiliar na operação.
Ao menos três pessoas morreram até o momento, de acordo com o G1. Nas redes sociais, internautas compartilharam a situação em tempo real e vídeos mostram que os suspeitos utilizaram os reféns como "escudo humano" como proteção.
Uma das imagens mostra que um refém foi amarrado no teto de um carro. Veja o vídeo:
A situação aqui em Araçatuba só piora #ARACATUBA pic.twitter.com/dulzwqUZdc
— Pituguinha (@mfviana) August 30, 2021
Orientações da prefeitura
Por causa da gravidade da situação, a Prefeitura de Araçatuba e a Polícia Militar recomendaram aos moradores que permaneçam em casa até que a situação esteja controlada, pois há explosivos espalhados pela cidade que podem ser acionados por calor ou movimento.
Os bandidos deixaram muitas bombas na cidade de Araçatuba, então moradores estão sendo aconselhados a não sair de casa cedo, equipes do GAT estão vindo para a cidade para poder desarmar as bombas ! #aracatuba #ARACATUBA pic.twitter.com/20EaFpp3Sy
— Pituguinha (@mfviana) August 30, 2021