Filme

Estudante de Cinema tem filme selecionado para festivais internacionais na França e EUA

Documentário "Elos da Matriarca" mostra trajetória da avó do jovem, residente no bairro de Água Fria, no Recife

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 31/08/2021 às 18:00
Divulgação
FOTO: Divulgação

O estudante do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Thor de Moraes Neukranz teve o seu filme, intitulado “Elos da Matriarca”, selecionado para 17ª edição do Festival Brésil en Mouvements, em Paris, França. O evento será realizado de 1º a 3 de outubro. O documentário também foi selecionado para o First Nations Film and Video Festival, em Chicago, nos Estados Unidos, que ocorrerá de 1º a 10 de novembro.

O filme do jovem foi filmado no bairro de Água Fria, no Recife, onde o estudante vive, e conta a trajetória da sua avó, Luzinete Lupercina. O documentário faz parte do seu trabalho de conclusão do curso.

Campanha

O estudante está lançando uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de participar, de maneira presencial, da sessão do filme em Paris.

Thor Neukranz nasceu no Recife e, após estudar Engenharia Agrícola e Ambiental, na UFRPE, o jovem entrou para o Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco, que constrói o cineclube itinerante THCine. Ele deixou a área de Engenharia e, em 2016, formou-se documentarista através da oficina da escola de cinema francesa Ateliers Varan, no Recife.