ENERGIA

O que fazer para economizar na conta de luz? Confira dicas da Aneel

A nova bandeira tarifária começa a valer nesta quarta-feira(1º)

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 01/09/2021 às 18:56
NOTÍCIA
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

Com o novo aumento da conta de energia que começa nesta quarta-feira(1º), por causa da criação da nova bandeira tarifária, o valor subirá de R$ 9,49 para R$ 14,20. A bandeira tarifária deve continuar até 30 de abril do próximo ano. O Brasil passa pela maior crise hídrica dos últimos 90 anos.

O aumento pesa no bolso do consumidor e a opção viável é diminuir os gastos, mas o que fazer para economizar na conta de luz? A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu dicas para ajudar na economia de energia.

Dicas para economizar energia

A seguir, confira algumas dicas simples para economizar energia em vários locais da sua casa!

  • Lâmpadas de Led
  • Ar condicionado e ventilador 
  • Eletrodomésticos 
  • Geladeira 
  • Ferro e máquina de lavar
  • Chuveiro elétrico

Lâmpadas de Led

Usar lâmpadas de LED, iluminação natural e apagar a luz ao sair de um cômodo ajudam a gastar menos. A LED ajuda em até 80% a economia e tem maior durabilidade que ajuda nos gastos de trocas.

Ar condicionado e ventilador

Com os dias mais quentes, os aparelhos de ar condicionado gastam muita energia. O melhor é diminuir o uso, mas se não for possível, fazer a manutenção dos filtros, não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado e colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto, são opções.

Eletrodomésticos

Procurar eletrodomésticos com selos de eficiência, principalmente em geladeiras, fornos e microondas que são mais utilizados. Também retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências, para os menos utilizados.

Geladeira

Como o uso da geladeira é constante e não é possível desligar quando não estiver usando, dicas como deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário e nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira são os mais indicados. Também deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos e verificar as borrachas de vedação regularmente, são importantes.

Ferro e máquina de lavar

Ambos os eletrodomésticos são indicados esperar que esteja com muita roupa para utilizá-los, como juntar roupas para e lavar passar de uma só vez. E nunca deixar ambos ligados enquanto não estiver utilizando.

Chuveiro elétrico

O indicado para os banhos, são banhos mais curtos, de até cinco minutos e procurar selecionar a temperatura morna no verão ou até mesmo desligar entre um enxágue e outro.

Mais Lidas