Setembro Amarelo é conhecido como o mês de prevenção de suicídio, uma iniciativa que chegou ao Brasil em 2014 e visa a conscientização, a desmistificação e prevenção do suicídio. A campanha é lançada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e em todo o mês trás uma série de e ações voltadas para o tema.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. O suicídio está associado a vários fatores de risco, incluindo socioculturais, genéticos, filosófico existenciais e ambientais. É importante estar atento aos fatores, conhecê-los e saber como lidar com eles.
Como surgiu o Setembro Amarelo?
O dia de 10 de setembro é o Dia Mundial da prevenção ao Suicídio desde 2003, pois um casal dos Estados Unidos começou uma ação de prevenção após o seu filho, Mike, cometer suicídio. Na ação usaram a fita amarela, pois era a cor do carro que ele restaurou e era uma grande paixão.
No funeral de Mike, os pais distribuíram cartões com a fita amarela e com a mensagem “Se precisar, peça ajuda.” Os cartões logo ganharam visibilidade no país e com ele muitos pedidos de ajudas por parte de jovens.
Ajuda
Se você precisa de ajuda ou está pensando em tirar a própria vida, ligue para o CVV - Centro de Valorização da Vida, no número 188 ou entre no site https://www.cvv.org.br/. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.