Saúde

Limoeiro realiza testagem em massa para aumento da prevenção da covid

Testagem segue até dia 4 de setembro

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 02/09/2021 às 11:46
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

No período de 1º a 4 de setembro, a população de Limoeiro estará sendo testada em massa para Covid-19. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, por meio do Programa Testa PE. A iniciativa busca rastrear casos positivos para o novo coronavírus. Os testes serão realizados no ponto montado na Praça da Bandeira, das 8h às 16h. No sábado, o atendimento será das 8h às 12h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mesmo sem sintomas o cidadão poderá ser testado. “Mesmo sem sintomas, a pessoa pode estar com o vírus. Ter o diagnóstico precoce permite o isolamento, protegendo as pessoas ao seu redor”, explica nota técnica da SMS. O teste rápido utilizado será o antígeno, através do swab nasofaringe. O resultado é divulgado dentro de aproximadamente 15 minutos.

Você Sabia? Mais indicado para o diagnóstico da Covid-19, o teste do swab nasofaringe é usado para uma pessoa saber se está com a doença no momento. Baseia-se na detecção do material genético do vírus em amostras coletadas nas vias respiratórias por meio de um swab, tipo de cotonete, introduzido no nariz e na garganta. Em caso de dúvida, técnicos da SMS estarão no ponto de testagem para os esclarecimentos.