7 de setembro

Comemorações do Dia da Independência tiveram cerimônia no Palácio da Alvorada

O tradicional desfile foi cancelado por conta da pandemia

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 07/09/2021 às 11:54
Reprodução/ TV Brasil
FOTO: Reprodução/ TV Brasil

As celebrações pelo Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, em 2021 não tiveram o tradicional desfile militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, por conta da pandemia de Covid-19. No lugar, a data foi comemorada com uma cerimônia de hasteamento da bandeira, que aconteceu no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro chegou ao local em um Rolls Royce dirigido pelo ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet. No carro, também estavam várias crianças acompanhando o presidente. Vários apoiadores do presidente o esperavam no local da cerimônia, onde ele foi recebido sob gritos e aplausos. Ministros do Governo, outros parlamentares e o vice-presidente, Hamilton Mourão, também estavam no local. 

Manifestações 

Na noite da segunda-feira (6) diversos manifestantes furaram a barreira de contenção feita pela Polícia Militar (PM), abrindo caminho para carros e caminhões entrarem na Esplanada dos Ministérios. A ação seria por conta de um ato, com apoiadores do presidente, que está previsto para acontecer nesta terça-feira (7). 

A Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSDF) informou por meio de nota que, em reuniões anteriores, ficou definido com os organizadores das manifestações que os maquinários autorizados estariam liberados para serem estacionados na madrugada da terça. 

"Importante ressaltar que a autorização permitia apenas a exposição dos veículos, como já realizado anteriormente em outras manifestações", disse e acrescentou informando que "a praça dos Três Poderes permanece interditada por gradil e linha de policiais". A Esplanada só será aberta para circulação de carros após os manifestantes se dispersarem. 

*Com informações da Agência Brasil e JC Online