7 de setembro

Dia da Independência: entenda as manifestações que estão acontecendo por todo Brasil

Atos prós e contra o presidente foram registrados em diversas cidades brasileiras

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 07/09/2021 às 13:51
Beatriz Albuquerque/ TV Jornal
FOTO: Beatriz Albuquerque/ TV Jornal

O feriado do dia da Independência, comemorado nesta terça-feira (7 de setembro), foi marcado por manifestações contra e a favor do presidente da república, Jair Bolsonaro, por cidades de todo o Brasil. Os atos acontecem em meio a um embate entre o presidente e os juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), com a crise econômica e queda da popularidade. 

Na manhã desta terça, manifestantes a favor do presidente se reuniram em Brasília, para acompanhar a cerimônia de hasteamento da bandeira, uma vez que o tradicional desfile militar foi cancelado por conta da pandemia. Na noite do domingo (6), eles furaram um bloqueio da Polícia Militar e entraram com veículos. 

Cinco mil policiais foram chamados para fazer a segurança da capital neste feriado. Os manifestantes a favor do presidente cobram o impeachment dos juízes do STF e contra o comunismo, além de pedirem a volta do voto impresso. 

Manifestações contrárias foram registradas em Brasília e outras cidades do país. Os participantes falam sobre o aumento dos preços, do índice de desemprego e dos quase 600 mil mortos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, além de pedirem a saída de Bolsonaro. 

Pernambuco

No Recife, capital Pernambucana, também foram registrados atos contra o Governo. A 27ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que acontece sempre em 7 de setembro e é organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve concentração na Praça do Derby e saiu em caminhada até a Praça do Carmo, no centro da cidade.

O ato tem como tema “Vida em Primeiro Lugar” e contou com a participação de movimentos ligados à defesa dos direitos humanos e à esquerda. 

Os atos a favor do presidente aconteceram na Avenida Boa Viagem e reuniram centenas de pessoas vestidas com as cores da bandeira do país. A Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) interditou a avenida. Os manifestantes repetem as opiniões de Bolsonaro sobre o STF e dizem lutar “com o presidente Bolsonaro pela democracia”. 

*Com informações do G1 e JC Online