Internacional

Itália abre ofertas de emprego para descendentes de italianos

Oportunidades também estão abertas para o Brasil

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/09/2021 às 11:59
Pixabay
FOTO: Pixabay

Uma cidade italiana chamada Maida está procurando descendentes de italianos no mundo todo, inclusive no Brasil. O município tem pouco mais de 4.000 habitantes. A iniciativa é da Associazione Unione Italo Discendenti nel Mondo, em colaboração com a Casa Calabria e a cidade de Maida, e tem benefícios como auxílio na busca por emprego e estadia.

O objetivo é aumentar a população de pequenas cidades locais. “A Itália precisa de seus descendentes italianos que estão espalhados pelo mundo. A Itália é considerada um país envelhecido e depois da pandemia tudo mudou e se aprofundou. É preciso criar as condições para o retorno: temos 21 milhões de descendentes de italianos na Argentina, 42 milhões no Brasil, podemos praticamente rejuvenescer a Itália quando quisermos”, disse o presidente da associação dos ítalo-descendentes, Andrea Pacia, à agência de notícias Ansa.

De acordo com ele, será disponibilizado trabalho no setor de agricultura e também em diferentes áreas do turismo.

Segundo dados da Ansa, entre 1998 e 2006, foram concedidos 600.000 certificados de cidadania italiana por descendência. Desse número, 40% foram na Argentina, 20% no Brasil, foram 54% na França e 25% na Suíça.
O projeto começa em setembro e serão selecionados aproximadamente 15 candidatos que escrevem para a UID (pelo email [email protected]) e que terão acesso a uma estadia de seis meses em Maida e poderão fazer cursos de italiano.

*Com informações da Exame