Internacional

Sinal de rádio emitido a partir do centro da galáxia é identificado por pesquisadores

Emissão chegou a ser vista por seis vezes

NE10 Interior
Publicado em 09/09/2021 às 12:24
Pixabay
FOTO: Pixabay

De acordo com um estudo publicado na revista The Astrophysical Journal, pesquisadores identificaram sinal de rádio emitido a partir do centro da galáxia. Eles identificaram a emissão regular e altamente polarizada de um sinal de rádio. Essa emissão foi vista por seis vezes entre janeiro e setembro de 2020.

A transmissão do sinal foi de 888 MHz com um grau de polarização é de 25%, porcentagem considerada alta.

A detecção foi realizada a partir do telescópio Pathfinder no Observatório de Radioastronomia de Murchison, na Austrália. O estudo continuou entre novembro do ano passado e fevereiro de 2021, com o telescópio MeerKAT, na África do Sul.

Origem do sinal

Os pesquisadores discutiram diversas hipóteses sobre qual seria a origem do sinal e acreditam que pode representar "parte de uma nova classe de objetos sendo descobertos por meio de levantamentos de rádio de imagem".

“Nós discutimos possíveis identificações incluindo uma estrela de baixa massa ou objeto subestelar com luminosidade infravermelha extremamente baixa, um pulsar com pulsos dispersos ampliados, um magnético transiente ou um transitório de rádio do Centro Galáctico”, disseram os pesquisadores.

*Com informações da CNN Brasil