nas redes sociais

Bolsonaro diz que inflação é culpa do aumento de consumo: "todo mundo engordou um pouco mais"

O presidente fez a declaração durante live nas redes sociais

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 10/09/2021 às 11:50
NOTÍCIA
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

Durante a transmissão de sua live semanal, transmitida nas redes sociais na última quinta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro relacionou a inflação ao aumento de consumo e consequente aumento de peso de parte da população. 

"Aumentou a inflação no Brasil. Não vou negar que não aumentou. Por que aumentou no Brasil? Não foi só no Brasil, foi no mundo todo. O mundo todo passou a consumir mais. Além do mundo crescer em média mais de 60 milhões de habitantes por ano, ele passou a consumir mais. O pessoal ficou mais em casa", disse o presidente.

Bolsonaro disse ainda que, apesar de muitas pessoas passarem fome no Brasil, a quantidade de pessoas que passaram a comer mais e engordaram foi maior. O presidente disse ainda que a alta dos preços é culpa dos governadores que adotaram medidas restritivas para conter a Covid-19 durante a pandemia. 

"Aí o povo fala: não, o pessoal passou fome. Olha, muitos brasileiros passam mal. Sei disso. Alguns passam fome? Sim, passam fome. Mas a média dos que passou (sic) a comer mais foi bem maior. Se você perguntar em casa, ou olhar para você e lembrar quanto você pesava no passado e pesa agora, na média, todo mundo engordou um pouco mais. É uma realidade. Vão querer debochar de mim, descer o cacete em mim, mas é uma realidade", falou.

Economia de energia

Durante a live, Bolsonaro disse que a população deve economizar energia elétrica e desligar luzes que não estejam sendo utilizadas. 

"Eu peço a você agora, se puder desligar uma lâmpada agora na sua casa, desligue. Nós estamos enfrentando a maior crise hidrológica da história do Brasil. Os reservatórios estão lá embaixo. Até se você tem aquela lâmpada bem fraquinha, acesa, puxa o fio. Em novembro, se Deus quiser, começar a época de chuva. Se não chegar, a gente vai ter problemas. Mas dá para colaborar agora você apagando aí", apelou.

Mais Lidas