vacinação

Caruaru antecipa 2ª dose da Pfizer para 60 dias; veja como

A redução de intervalo tem como objetivo ampliar a proteção da população

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 10/09/2021 às 15:20
Edmilson Tanaka
FOTO: Edmilson Tanaka

A Prefeitura de Caruaru anunciou na tarde desta sexta-feira (10), que as pessoas vacinadas com a Pfizer podem realizar a antecipação da 2ª dose de 90 para 60 dias. O público que já completou os dias necessários já pode procurar o Centro de Vacinação Covid-19 a partir de hoje. 

Diferente da antecipação da AstraZeneca que necessita de agendamento, o imunizante Pfizer, não será necessário. A vacinação será realizada por livre demanda para quem tiver completado 60 dias da aplicação da primeira dose, basta comparecer ao Centro de Vacinação Covid-19, que fica localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves. Também pode ir na Unidade Móvel de Vacinação (Vacimóvel) ou nas ações descentralizadas.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de Caruaru, Tatiane Lino, a redução de intervalo das doses está ocorrendo para um maior controle das novas variantes. 

“Estudos científicos sugerem que o enfrentamento da variante Delta acontece de forma mais positiva quando as pessoas já estão com o cronograma vacinal completo, tendo recebido as duas doses do imunizante. Para isso, é fundamental, primeiro, antecipar a segunda dose das vacinas, diminuindo o tempo entre a 1ª e a 2ª dose”, disse.

Documentação 

Para tomar a segunda dose, é necessário levar documento oficial com foto, cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS), bem como comprovante de residência e caderneta de vacinação com a 1ª dose.