inss

INSS faz revisão de 200 mil auxílios-doença liberados sem perícia

Ainda não tem prazo para a finalização das revisões

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 12/09/2021 às 15:30
Marcelo Camargo/ABr
FOTO: Marcelo Camargo/ABr

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está revisando em torno de 200 mil auxílios-doenças que foram liberados sem perícia no ano passado, na época que as agências ficaram fechadas por conta da pandemia.

Por não passar pela perícia o cidadão iria receber antecipado o benefício no valor de um salário mínimo, R$ 1.045, do momento. Assim ao ser comprovado que se tinha direito a um valor maior e que realmente estava incapacitada, se receberia a diferença 

Foram três milhões de pedidos de antecipação no país e desses um milhão foram concedidos e 200 mil estão em análise. Mas ainda não se tem prazo para a finalização das revisões. 

Como saber se foi aprovado 

Para saber se foi aprovado no auxilio-doença, é necessário consultar como está o andamento do processo no Meu INSS, no site ou aplicativo. Quem não recebeu resposta, não existe algo específico para solicitar o pagamento da diferença. 

É possível fazer o pedido no aplicativo Meu INSS, em “Agendamento/solicitações” e depois em “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços" e por último selecionar "Solicitação de pagamento de benefício não recebido”. O valor exato do auxílio é informado na  na carta de concessão do benefício, que é enviada pelo INSS. 

*Com informações da folha de São Paulo