Direitos Humanos

Brasil é incluído na lista da ONU de países com "situação preocupante"

País entrou no alerta internacional

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 13/09/2021 às 12:44
Valter Campanato/Agência Brasil
FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

O Brasil foi incluído na lista de alerta internacional com 40 países que preocupam em relação à defesa dos direitos humanos. A lista é da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta segunda-feira 913), durante a abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU, a representante de direitos humanos, Michelle Bachelet, disse que alteração de três leis do pacote antiterrorismo proposta pelo governo brasileiro ameaça ativistas e entidades da sociedade civil.

"Meu escritório também está preocupado com a nova proposta de legislação antiterrorista no Brasil que inclui disposições excessivamente vagas e amplas que apresentam riscos de abusos, particularmente contra ativistas sociais e defensores dos direitos humanos", disse ela.

Michelle também falou sobre a preocupação da comunidade internacional em relação aos povos indígenas. "Estou alarmada com os recentes ataques contra membros dos povos Yanomami e Munduruku por garimpeiros ilegais na Amazônia", afirmou. A representante disse que assuntos relacionados ao garimpo ilegal e o fim da demarcação de terras devem ser observadas atentamente.

Também foram incluídos na lista os países Mali, Filipinas, Myanmar, Níger, Ucrânia, China e Venezuela.

*Com informações do Leia Já e R7