Economia

Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2021

Contribuinte já pode realizar consulta

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 23/09/2021 às 11:40
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Restituição Imposto de Renda: consulta IRPF 2022 será liberada essa semana - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) poderão consultar a partir desta quinta-feira (23) se acertaram as contas. Está liberada a consulta ao último dos cinco lotes de restituição deste ano.

..

Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo (até 31 de maio), a Receita vai pagar a restituição aos que entregaram o documento com atraso, até o dia 15 de setembro, e que não caíram na malha fina.

O restante tem prioridade legal, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do próximo mês, o Fisco só vai liberar as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

O dinheiro será pago em 30 de setembro.

Como consultar

Acesse a página da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, depois, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários