segurança

Policiais militares vão usar câmeras acopladas às fardas em Pernambuco

A medida é adotada para evitar possíveis excessos em abordagens e garantir a segurança dos agentes.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 23/09/2021 às 11:46 | Atualizado em 23/09/2021 às 12:10
SDS/Divulgação
PROJETO PILOTO Policiais lotados no 17º Batalhão, com sede em Paulista, serão os primeiros a usarem as bodycams em Pernambuco - FOTO: SDS/Divulgação

Os policiais militares que atuam em Pernambuco vão começar a usar câmeras acopladas ao fardamento. De acordo com a coluna Ronda JC, a medida será adotada para evitar possíveis excessos em abordagens e garantir mais segurança para os agentes. A expectativa é de que a corporação comece a utilizar os equipamentos, chamados de bodycams, a partir de dezembro deste ano.

..

De acordo com o JC Online, o assunto ainda está sendo tratado sob sigilo pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Nesta semana, a pauta foi discutida durante reunião do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, Rinaldo Jorge, com o secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza, e também com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana.

Nesta reunião, ficou definido que uma comissão, que contará com representantes do Ministério Público, irá acompanhar a implementação e funcionamento dos equipamentos. Também ficou decidido que os policiais que atuam no 17º Batalhão (com sede no município de Paulista, no Grande Recife) serão os primeiros a receberem as câmeras.

"Nosso intuito de criar uma comissão é para garantir o acompanhamento, a evolução do sistema de uso de bodycams, a fonte de custeio e o planejamento da implantação do projeto”, informou o promotor de Justiça.

O uso de câmeras em agentes de segurança pública foi sugerido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), no mês de julho, à SDS, após os atos da PM contra manifestantes que faziam um ato no centro do Recife contra o presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, dois trabalhadores foram atingidos nos olhos e perderam a visão.

Comentários