Pandemia

Pernambuco libera shows eventos e torcida nos estádios de futebol; confira como ficam as mudanças

Mudanças ocorrem a partir da segunda-feira (27)

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 23/09/2021 às 18:05 | Atualizado em 24/09/2021 às 9:20
Divulgação
Show - FOTO: Divulgação

O Governo de Pernambuco anunciou que a partir desta segunda-feira (27), terá uma nova flexibilização no Plano de Convivência. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23), o Estado liberou os eventos culturais, shows e a volta da torcida nos estádios de futebol.

Em casos do controle seguro do esquema vacinal, serão destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes.

Veja como ficam as mudanças:

Shows, eventos culturais e bailes

Os eventos-testes deixaram de existir, pois não será mais necessário solicitar autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os eventos estão liberados para 2,5 mil pessoas ou 50%, o que for menor. E será obrigatório o uso da máscara, desde que não esteja consumindo comida e bebida. O público sentado, sem dancing, é permitido ficar em pé, desde que esteja usando máscara.
A partir de novembro serão liberados os eventos para 5 mil pessoas ou 70%, o que for menor. Com o mesmo esquema de máscara e o público tem que estar 100% vacinado com duas doses ou com a vacina de dose única.

Eventos esportivos

Nas competições esportivas será permitido a partir da segunda-feira (27), a presença da torcida com o limite máximo de 2,5 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário a venda dos ingressos com o controle seguro do esquema vacinal.

Torcida em estádios de futebol

A torcida está liberada nos estádios a partir da segunda (27) com 20% da capacidade do local ou 2,5 mil pessoas, o que for menor.

Eventos corporativos

Eventos como assembleias, cursos, congressos e webinar, a capacidade máxima poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor, mas a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal. Os eventos poderão ocorrer das 8h à 1h da madrugada, todos os dias.

Eventos sociais/Buffet

Aniversários, batizados, festas infantis, bodas, casamentos e noivados, a capacidade máxima poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 50% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico

Esses eventos podem acontecer com a capacidade máxima a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal.

Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes)

Passando para 80% da capacidade do local com até 15 pessoas por mesa e distanciamento reduzido para 1 metro. Vão poder funcionar, das 5h à 1h da madrugada, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados, inclusive localizados em shopping centers. É permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Será permitido que as pessoas fiquem em pé, mas usando máscaras.

Academias e similares

Permanecem funcionando em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a capacidade passando para 80% nos aparelhos de cardio.

Feiras de negócios

Passam a funcionar das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Shopping centers e galerias comerciais

Passam a funcionar das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Cinema, teatro e circo

A capacidade máxima poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor, mas a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal. Vão poder funcionar, das 9h à 1h da madrugada, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Museus e demais equipamentos culturais

Passam a funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Clubes sociais

Passam a funcionar em todo o Estado, das 5h à 1h da madrugada, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Permanece liberada a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Liberadas as saunas.

Igrejas e templos religiosos

A capacidade máxima pode chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor, mas a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal e obrigatório uso da máscara. Vão poder funcionar, das 5h à 1h da madrugada, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Escritórios comerciais

A capacidade passa para 80% do local, considerando o distanciamento de 1 metro entre as estações de trabalho. Passam a funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, qualquer dia da semana.

Permanecerá igual


Comercio varejista de bairro
É permitido 1 cliente a cada 5 metros quadrados para área interna das lojas e 1 cliente a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação. O horário de funcionamento é de 8h à meia-noite, qualquer dia da semana.

Comércio varejista de centro
É permitido 1 cliente a cada 5 metros quadrados para área interna das lojas e 1 cliente a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação. O horário de funcionamento é das 8h à meia-noite, qualquer dia da semana.

Polo de Confecções
O horário de funcionamento é das 5h à meia-noite, qualquer dia da semana.

Parques temáticos, aquáticos, jogos eletrônicos, itinerantes e similares
São objetos de regulamentação e fiscalização de cada município.

Parques infantis
São objetos de regulamentação e fiscalização de cada município.

Comércio de praia, ciclofaixas e calçadões
São objetos de regulamentação e fiscalização de cada município.

Escolas e universidades
Deve-se manter o distanciamento de 1 metro entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes quando necessário. O horário de funcionamento é das 6h à meia-noite.

 

Comentários