Pandemia

Quando usar máscara vai deixar de ser obrigatório em Pernambuco? Governo explica

Secretário explicou na coletiva de imprensa que ocorreu nesta quinta (23)

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 23/09/2021 às 19:34
NOTÍCIA
Pixabay
Máscaras são utilizadas para proteção ao coronavírus - FOTO: Pixabay
Leitura:

O Governo de Pernambuco anunciou novas medidas no Plano de Convivência com a Covid-19 nesta quinta (23) e o Secretário de Saúde, André Longo, falou que ainda é muito cedo a expectativa de retirar a obrigatoriedade da máscara. Será necessário um número maior de vacinados com a segunda dose para pensar no assunto.

"A gente considera muito cedo estar falando sobre abdicar do uso da máscara. Precisamos atingir percentuais de vacinação de segunda dose de forma expressiva. Há países que fazem isso de forma responsável, como Portugal, com 80% da população vacinada com as duas doses", explicou o secretário.
Em Pernambuco a vacinação está em 39% da segunda dose e é necessário uma porcentagem mais alta para a retirada das máscaras. A expectativa é que a vacinação de parte dos adolescentes ainda esteja para completar em dezembro.

Com a diminuição do intervalo de aplicação das doses do imunizante Pfizer e adicionando a possibilidade do governo federal disponibilizar mais doses da AstraZeneca, a chance de Pernambuco alcançar 80% a 90% da população vacinada seja mais rápida e assim pensar na retirada das máscaras. "Aí, sim, podemos pensar em fazer uma discussão técnica sobre redução do uso da máscara, especialmente em ambientes abertos, onde tem menor exposição de risco. Isso tem que ser feito de forma muito bem trabalhada e pensada, a depender da evolução dos números da vacinação no Estado", explica Longo.

Dia “D” para 2ª Dose

Será realizado no próximo sábado (25) uma mobilização no Dia D de imunização da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Para garantir a imunização total e proteção contra o novo coronavírus, são necessárias, pelo menos, duas doses da vacina. A mobilização será reforçada com a chegada, nesta sexta-feira (24), de dois lotes contendo mais de 221 mil doses das vacinas da Astrazeneca/Fiocruz e Pifzer/BioNTech.

Números da Covid-19 no estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (23/09), 394 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 15 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 379 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 617.304 casos confirmados da doença, sendo 53.850 graves e 563.454 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Comentários

Mais Lidas