dia de festa

Rádio Jornal Caruaru comemora 70 anos como referência na radiodifusão no Agreste de Pernambuco

A emissora, que nasceu em 1951, é um dos principais veículos de comunicação da região e investe em inovação e tecnologia para levar informação aos ouvintes.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 24/09/2021 às 11:44 | Atualizado em 25/10/2022 às 19:31
TV Jornal Interior
Rádio Jornal Caruaru completa 70 anos - FOTO: TV Jornal Interior

No dia 6 de setembro de 1951 era inaugurada a Rádio Difusora, em Caruaru, no Agreste. O veículo de comunicação, que anos após a inauguração se tornou a Rádio Jornal Caruaru, viria a se tornar uma das principais referências quando o assunto é jornalismo em Pernambuco. Nesta sexta-feira (24), uma comemoração marca os 70 anos de história da emissora

Confira a programação especial em comemoração aos 70 anos da Rádio Jornal Caruaru nesta sexta-feira (24)

..

A rádio criada na década de 50 nasceu na Capital do Agreste quando a cidade ainda tinha poucos habitantes e uma economia bastante voltada para as feiras e indústrias. Mas foi diante desse cenário que o empresário e político Francisco Pessoa de Queiroz decidiu apostar e fundar uma das primeiras emissoras do Agreste na Avenida Agamenon Magalhães, que atualmente é uma das vias mais movimentadas do município. 

..

Reprodução
Rádio Difusora, em Caruaru - Reprodução

Um marco na radiodifusão

Na história da Rádio Jornal Caruaru, diversos programas de sucesso se tornaram marca da emissora, como o Postal Sonoro, Revista do Almoço, Giovane Rosendo no Seu Estilo, Caravana de Ivan Bulhões e diversos outros. Esta mesma história se mistura à dos radialistas que fizeram parte da rádio, como Zélia Maria, uma das poucas mulheres a atuar no rádio na sua época, Bastião, Paulo Leite, Giovani Rosendo, Antônio Carlos, Walter Costa e Ivan Bulhões.

Foi em 1991 que o empresário João Carlos Paes Mendonça comprou a Rádio Difusora e ela passou a se chamar Rádio Jornal. A mudança também ocorreu na na programação e na localização da emissora, que foi transferida para uma sede no bairro Jardim Panorama, depois no bairro Pinheirópolis e atualmente está no bairro Indianópolis. Com a mudança, o empresário firmou sua missão em continuar valorizando o interior do Estado através das ondas do rádio.

..

TV Jornal Interior
Sistema Jornal do Commercio em Caruaru - TV Jornal Interior

"Esse legado recebido do Pessoa de Queiroz é continuado através da figura de João Carlos Paes Mendonça, presidente do nosso sistema de comunicação, que acredita na importância de um veículo de comunicação no apoio ao desenvolvimento econômico e social de uma região", afirma Carlos Humberto, diretor executivo do Sistema Jornal do Commercio no interior de Pernambuco.

Para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, a emissora tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico de Caruaru. "A Rádio Jornal ajudou Caruaru a ser essa metrópole que nós somos. A emissora foi se reinventando ao longo do tempo. Claro que com o aval de João Carlos Paes Mendonça, fundamental em tempos de crise em diversos meios de comunicação, onde muitos decidiram fechar suas portas, ele tomou uma decisão política de gerar a boa notícia", destaca a prefeita.

Inovação e tecnologia

A sede atual da emissora em Caruaru foi inaugurada em 2018 e recebeu um investimento milionário, com atenção especial aos aparelhos de tecnologia que proporcionam imagem e som em tempo real e com qualidade para os ouvintes. Um período marcado pelo desenvolvimento e inovação, mas também pela integração entre os profissionais da antiga e nova geração do rádio, como Berg Santos, Aline Souza, Wellington Lacerda, Dilson Oliveira, Givanildo Silveira, Reginaldo Souza e Edeilson Lins.

"A gente consegue abraçar todos os públicos com comunicadores que fizeram parte dessa história dos 70 anos da rádio, mas com novos comunicadores também, que foram formados aqui na casa, que cresceram acompanhando a Rádio Difusora e que hoje têm o maior orgulho de trabalhar na Rádio Jornal", diz Izabela Barbosa, gerente de programação da Rádio Jornal Caruaru.

Reprodução
Rádio Difusora, em Caruaru - FOTO:Reprodução
TV Jornal Interior
Sistema Jornal do Commercio em Caruaru - FOTO:TV Jornal Interior

Comentários