Cumbre Vieja

Vídeo mostra momento em que vulcão de La Palma chega ao mar; assista

O contato com a água do mar provocou uma explosão de vapor.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 29/09/2021 às 9:14 | Atualizado em 25/10/2022 às 19:35
Reprodução/Redes sociais
Imagens mostram lava do vulcão de La Palma chegando ao mar - FOTO: Reprodução/Redes sociais

A lava do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção na ilha espanhola de La Palma, chegou ao mar na última terça-feira (28) na cidade de Tazacorte. O contato da lava com o mar provocou uma explosão de vapor, que expeliu uma fumaça escura.

..

De acordo com oGrupo de Geociências Marinhas do Instituto Espanhol de Oceanografia, que acompanha a atividade vulcânica, o avanço da lava está formando “um impressionante depósito de mais de 50 metros de altura”.

> Veja como está o Vulcão em La Palma uma semana após a erupção

Vulcão de Fogo da Guatemala entra em erupção

Por causa da erupção, a ilha de La Palma registrou 29 terremotos de intensidade que vaira entre 2 e 3,3 pontos na escala Richter em diferentes pontos. Cerca de 300 moradores das áreas costeiras de San Borondon, Marina Alta e Baja e La Condesa estão confinados dentro de casa para evitar o contato com as nuvens de gases tóxicos.

"A população terá que seguir as orientações das autoridades e permanecer em suas casas com as portas e janelas fechadas", disseram os serviços de emergência locais.

De acordo com as autoridades, a lava se aproxima do mar e, por isso, pode cair no Oceano Atlântico nas próximas horas, provocando explosões e gerando nuvens de gases tóxicos sobre a ilha.

Veja vídeo

Comentários