Animais

Jabuti que perdeu casco em incêndio ganha prótese em 3D e entra para o Guiness Book

Animal foi encontrado em 2015 com 90% do casco queimado

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 29/09/2021 às 10:35
Carina Vasconcelos/Arquivo pessoal
Jabuti ganha prótese - FOTO: Carina Vasconcelos/Arquivo pessoal

Um jabuti fêmea que perdeu o casco em um incêndio entrou para o Guiness Book 2022 depois de ganhar uma prótese em 3D. Fred vive em Brasília e entrou para o livro de recordes com a primeira prótese animal feita em impressora 3D no mundo.

..

A jabuti foi encontrada em 2015, numa região de mata, com 90% do casco queimado. Ela foi levada a uma clínica veterinária, onde foi socorrida. O veterinário Matheus Rabello Krüger contou ao G1 que o animal estava em uma situação precária e tinha poucas chances de sobreviver, mas, a equipe percebeu que o jabuti estava se esforçando para sobreviver.

Produção da prótese

Um grupo de médicos veterinários, dentistas veterinários, um dentista humano e um designer gráfico voluntários se juntaram para criar uma prótese em 3D para Fred através do projeto "Animal Avengers". "Foram dois meses de discussão e reuniões online. A execução da impressão 3D durou 50 horas, feita com tecnologia nacional, de baixo custo", disse Krüger ao G1.

A prótese custou aproximadamente R$ 160 e foi produzida com ácido polilático. Depois de impresso, foi pintada à mão por um artista de Brasília.

*Com informações do G1

Comentários