Ex-presidente

Biografia de Lula entra em pré-venda e deve ser lançada em novembro

Livro começou a ser escrito em 2011

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 14/09/2021 às 10:29
 Ricardo Stuckert/Instituto Lula
FOTO: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A biografia do ex-presidente Lula (PT) entrou em pré-venda e deve ser lançada no dia 16 de novembro pela editora Companhia das Letras. O primeiro volume do livro começou a ser escrito há dez anos pelo jornalista e ex-deputado Fernando Morais.

"Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto, franco e frequente a Lula. A essas dezenas de horas de depoimentos, somou o faro de repórter e a prosa cativante para compor projeto biográfico que traz um painel do personagem em toda sua grandeza e complexidade", diz a sinopse.

A ideia inicial do escritor era falar sobre a trajetória de Lula desde 1980, quando foi preso pela primeira vez por liderar a greve dos trabalhadores do ABC Paulista, até o final de seu segundo mandato. Porém, a ideia foi mudando após a Operação Lava Jato e o impeachment de Dilma Rousseff, e por isso, foi decidido que seria escrito um outro livro, que será lançado depois.

O primeiro volume da biografia passará pela infância de Lula, pelo sindicalismo, greves de trabalhadores no ABC Paulista e a fundação do Partido dos Trabalhadores.

*Com informações do JC