No dia 15 de setembro é celebrada a festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Na Catedral, os devotos se reuniram desde o dia 5 de setembro com novenas, celebrações eucarísticas, adoração e quermesse.
O último dia da festa será na próxima quarta-feira (15) e a programação festiva, que teve como tema “Doce Coração de Maria, sede nossa salvação”, será encerrada com uma série de celebrações.
Por dois anos consecutivos, devido à pandemia, o período é celebrado de maneira atípica, através de novas regras e protocolos de segurança, que não fazem perder a grandeza e beleza do momento de fé e devoção.
“O título de Nossa Senhora das Dores remete também a todas as pessoas que todos os dias enfrentam suas cruzes, seus desafios e seus obstáculos. Assim, acreditamos que a doçura dela nos assiste em cada dificuldade, já que a Mãe das Dores soube acreditar, e com firmeza de fé, bem viver, a dor, estando de pé, diante do seu filho crucificado”, destaca o Padre Zenilson, pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Confira a programação do dia 15 de setembro:
6h - Alvorada festiva e ofício
7h - Ofício de Laudes Solene cantado pelos seminaristas do Seminário Nossa Senhora das Dores
8h – Santa Missa presidida pelo Pe. Renan Sebastião (Caruaru)
10h – Missa Solene presidida Dom José Ruy, bispo diocesano de Caruaru
15h – Missa presidida pelo Dom Luís Gonzaga Pepeu, arcebispo emérito de Vitória da Conquista-BA
16h – Procissão Motorizada com a imagem da padroeira saindo do Polo Caruaru
17h – Santa Missa presidida por Dom Severino Batista de França, bispo emérito de Nazaré-PE