Denúncia

Vídeo mostra superlotação de pacientes no Hospital Otávio de Freitas, no Recife; assista

Imagens mostram muitas pessoas em macas nos corredores

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 14/09/2021 às 15:46
Arquivo Pessoal
FOTO: Arquivo Pessoal

Um vídeo que circula na web mostra pacientes denunciando superlotação no Hospital Otávio de Freitas, no Recife. Nas imagens, é possível ver os pacientes aglomerados em macas nos corredores. Uma mulher, que se identifica como vigilante, reclama: “Estamos aqui jogados ao léu, misturados com tudo que é gente. A gente está jogado feito lixo, cachorro”.

Ela também diz que o local está ocupado por pacientes que aguardam por cirurgia. De acordo com ela, há pessoas esperando há 15 dias.

Através de nota, a Secretaria de Saúde (SES-PE) disse que a direção do Hospital Otávio de Freitas (HOF) reconheceu a alta demanda de pacientes. De acordo com a gestão, a pandemia da covid-19 seria uma das causas do aumento na procura.

A direção informou que a unidade está passando por uma reforma. "Já está em curso a requalificação da clínica médica e da enfermaria do 2º andar, que possibilitarão cerca de 100 novos leitos. O hospital, que também ganhará um novo tomógrafo, está realizando a readequação do setor de imagem", disse.

O hospital afirmou que "garante o atendimento e assistência a todos os pernambucanos" e que realiza os procedimentos necessários para o "pleno restabelecimento da saúde de cada paciente". Além disso, o hospital também informou que tem mantido as escala preenchida das equipes multiprofissionais nos plantões.

Em relação às cirurgias, o hospital disse que elas são realizadas de acordo com o quadro de saúde do paciente. "As cirurgias eletivas, que são aquelas cirurgias não urgentes, ainda podem ter alteração na programação se surgirem casos urgentes, com risco de morte do paciente [...] hospital está abastecido de medicamentos, insumos e também recebeu, recentemente, 44 novas macas", disse.

O hospital destacou ainda que tem atuado "com determinação" para prestar assistência a população.

*Com informações do JC

Veja o vídeo: