Saúde

Ministério recomenda suspensão da vacinação contra covid-19 em adolescentes

Entenda situação

NE10 Interior e Agência Brasil
NE10 Interior e Agência Brasil
Publicado em 16/09/2021 às 14:45
SECOM
FOTO: SECOM

O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra covid-19. Em nota técnica publicada nessa quarta-feira (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades, que tenham deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.

Segundo o ministério, um dos motivos para ter revisado a recomendação para esse público é o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.

A OMS não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. No mês de junho, a organização disse apenas que a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária neste momento. Também foi argumentado que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.

Outro ponto levantado foi o de que houve uma redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está liberada para uso em adolescentes a partir de 12 anos.

*Com informações da Agência Brasil

Em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informou ao portal NE10 Interior, na tarde desta quinta-feira (16) que aguarda a orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

Leia a nota:

"A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que está aguardando a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre suspensão da dose da vacina contra a Covid-19 para os adolescentes".