internacional

Turistas fazem história indo ao espaço em nave da SpaceX sem astronauta profissional; veja vídeo

O grupo deve passar três dias em um passeio ao redor da Terra.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 16/09/2021 às 8:30
Reprodução/Twitter/SpaceX
FOTO: Reprodução/Twitter/SpaceX

Quatro turistas americanos deram início a uma viagem espacial na última quarta-feira (15), em uma nave da SpaceX. Eles devem passar três dias em órbita ao redor da Terra e fazem história sendo o primeiro grupo a viajar para fora do planeta sem nenhum astronauta profissional a bordo.

Às 21h02 do horário de Brasília, o foguete Falcon9 decolou na plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A decolagem acendeu uma bola de fogo que iluminou o céu durante a subida do foguete. Poucos minutos depois, a cápsula Dragon foi desacoplada e o foguete seguiu para iniciar o passeio em órbita.

"Poucos já estiveram lá e muitos seguirão. A porta está abrindo, é muito incrível", declarou o bilionário Jared Isaacman, comandante da missão, do interior da cápsula depois de chegar ao espaço.

O grupo a bordo viaja mais longe que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita a 575 km da Terra. A cada dia o grupo completará 15 voltas ao redor do planeta. A missão foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente.

Veja o vídeo da decolagem: