meteorologia

Como será a primavera 2021? Chuvas não serão suficientes para encher reservatórios; entenda

Apesar da previsão de alto índice de chuvas, os reservatórios do país devem continuar em estado crítico.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 20/09/2021 às 10:15
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Na próxima quarta-feira (22), às 16h21 do horário de Brasília, tem início a primavera. A previsão é de que, durante o trimestre, Norte, Centro e Leste do Brasil registrem chuvas acima da média histórica. Entretanto, o acumulado não será suficiente para encher os reservatórios.

Atualmente, o nível dos principais reservatórios do país continua baixando de forma acelerada. A situação é ainda mais preocupante no conjunto de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentra 70% de toda a água armazenada no Brasil.

"A primavera é uma estação de transição, ela está entre o inverno e o verão, por isso ela tem características de ambas as estações, ou seja, normalmente temos dias mais quentes e secos e outros dias mais chuvosos e com temperaturas mais baixas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste", explica César Soares, meteorologista da Climatempo ao G1.

Afinal, como será a primavera 2021?  As previsões da estação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), incluem:

• Chuva acima da média nos seguintes estados: AM, RR, PA, TO, AP, MA, PI, CE, RN, oeste de PE, oeste da BA, norte e leste de MG, norte de GO, DF, extremo norte e extremo leste de MT, norte e leste de MG, sul do ES, oeste e norte do RJ e extremo sudeste de MS;
• Chuvas abaixo da média histórica nos estados da região Nordeste, parte de MS e SP, sul de MG, oeste do PR e de SC;
• Temperaturas mais altas do que a média histórica na parte central e nordeste do Brasil;
• Temperaturas abaixo da média em áreas do Norte do Brasil;
• Fenômeno La Niña poderá impactar nas chuvas no Sul do Brasil;

Confira a previsão de chuvas para o trimestre

Outubro

De acordo com a do Climatempo, no mês de outubro irá chover mais do que a média histórica. Contudo, o volume de chuvas ainda não será suficiente para solucionar o problema de energia elétrica.

Novembro

A expectativa é de que as temperaturas voltem a subir em novembro. As chuvas nesse mês se tornam mais irregulares.

Dezembro

Há possibilidade de dezembro ser o mês mais crítico do trimestre, registrando volume de chuvas abaixo da média histórica para o período.

*com informações do G1