Brasil

Telha de concreto que capta energia solar desenvolvida no Brasil começa a ser vendida

Telhas permitem captação de energia sem que sejam necessários outros painéis

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 20/09/2021 às 10:50
Divulgação
FOTO: Divulgação

O Brasil desenvolveu sua primeira telha de concreto que capta energia solar e ela já começou a ser vendida pela empresa de construção civil Eternit. As telhas fotovoltaicas passaram por testes e adaptações durantes três anos, para que as células fotovoltaicas pudessem ser integradas ao material.

Essas telhas permitem a captação de luz solar para a produção de energia elétrica sem que sejam necessários outros painéis. As primeiras unidades das telhas foram vendidas para clientes selecionados em São Paulo e na região de sua unidade fabril, em Atibaia, mas também serão vendidas para os demais públicos nos próximos meses.

Sobre as telhas

A telha Tégula Solar mede 36,5 cm por 47,5 cm e é composta de concreto, com a incorporação de células fotovoltaicas e possui potência de 9,16 watts, o que representa uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh.

Segundo o responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios da Eternit, Luiz Antonio Lopes, elas são de fácil instalação. "Não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico", explica.

*Com informações da UOL