explicação

Vai ter tsunami no Nordeste? Entenda o que pode acontecer com erupção do vulcão Cumbre Vieja

Professor de geografia explica a situação provocada pela erupção na ilha de La Palma.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 20/09/2021 às 12:50
Reprodução/Google
FOTO: Reprodução/Google

No último domingo (19), o vulcão de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, entrou em erupção por volta das 11h12 (no horário de Brasília) e continua soltando lavas. Coma erupção, o vulcão que pode provocar um tsunami no Brasil, com impacto maior sobre os litorais do Norte e Nordeste do Brasil.

AO VIVO: Veja a erupção do vulcão de Cumbre Vieja, que pode causar tsunami no Nordeste

Mas o que de fato pode acontecer com a erupção do Cumbre Vieja? Vai ter tsunami no Nordeste? Especialistas esclarecem que não há motivo para pânico. O professor de Geografia, Rodolfo Prado, explica o fenômeno.

O que é um tsunami?

É uma onda formada através de alguma movimentação, seja ela vulcânica ou sísmica, que provoca uma onda de grande intensidade e magnitude. A erupção do vulcão ocorro no noroeste do continente africano, em um arquipélago das Canárias, em uma ilha chamada La Palma. 

Com uma atividade vulcânica explosiva, com fragmentos rochosos, o professor explicou que é possível que ondas atinjam a costa dos Estados Unidos e do Nordeste brasileiro. "Porém, se essas ondas chegarem, vão ser de pequena intensidade, com pequenas amplitudes de marés que não iriam preocupar de jeito nenhum a população litorânea", destacou Rodolfo.

Sem motivo para preocupação

O professor explicou ainda que, mesmo que sejam registradas ondas mais altas e fortes do que o de costume, ainda não há motivo para se preocupar. "Não há preocupação pelo fato de que, se o tsunami chegar ao Brasil, a onda será pequena. Além disso, caso chegue, a onda será com intensidade e velocidade pequenas", afirmou.