Vulcão

Se lava do vulcão Cumbre Vieja chegar no mar pode gerar gases tóxicos

As autoridades não tem previsão de quando possa ocorrer o encontro

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 22/09/2021 às 16:03 | Atualizado em 22/09/2021 às 21:18
DESIREE MARTIN / AFP
Erupção de vulcão na Espanha - FOTO: DESIREE MARTIN / AFP

As lavas do vulcão Cumbre Vieja seguem destruindo o que encontram no caminho desde domingo (19) na ilha La Palma da Espanha. Em uma descida do magma estão deixando preocupados as autoridades, pois é possível a emissão de gases tóxicos se atingirem o Oceano Atlântico.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o encontro do magma ardente com o mar pode gerar explosões, ondas de água fervente e nuvens tóxicas. Pois as nuvens criada no choque entre a lava e a água do mar são ácidas.

A previsão era que esse encontro acontecesse na segunda-feira (20), mas não aconteceu pois a lava está com um avanço lento na ilha. O magma está a cerca de 2 km do mar e avança aproximadamente 200 metros por hora e as autoridades ainda não fizeram uma nova previsão de quando a lava chegará a água.

De acordo com o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), a erupção pode durar “semanas ou alguns meses” e o vulcão expele colunas de fumaça que atingem centenas de metros de altura e são em torno de 8 mil e 10,5 mil toneladas de dióxido de enxofre por dia.

*Com informações do G1

Comentários