Saúde

Outubro rosa: como é feito o exame da mamografia?

Exame é importante para diagnosticar câncer de mama

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 05/10/2021 às 10:48
Notícia
Divulgação
Câncer de mama é o mais comum do mundo, diz OMS - FOTO: Divulgação

A presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) - Regional Pernambuco, Ana Beatriz Lins Tavares, concedeu entrevista ao programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns, nessa segunda-feira (04). Em conversa com a radialista Samara Pontes, a profissional falou sobre a pandemia que fez números de mamografias despencarem em todo o país.

..

De acordo com a especialista, a mamografia é um importante exame para diagnóstico do câncer de mama, mas que por meses o serviço ficou parado no país. "Além disso, muitas mulheres não buscaram os serviços por medo do Novo Coronavírus e até por falta de informação. Infelizmente muitos diagnósticos estão sendo feitos só agora, o que pode gerar um risco para o diagnóstico tardio. O tratamento do câncer vem evoluindo em todos os seus estágios, mas o quanto mais precoce isso acontecer, maiores as chances de cura", comentou.

Ana Beatriz também alerta sobre a idade ideal de realizar esse tipo de exame: "A SBM preconiza a realização do exame a partir dos 40 anos e de forma anual. Já o Ministério da Saúde reforça que a mulher deve fazer o exame a partir dos 50 anos. Apesar disso, há o respaldo em lei sobre a idade mais precoce, uma vez que muitos casos de câncer de mama acontecem neste período", reforça.

Números - O número de mamografias realizadas em 2020 foi 42% menor que o ano anterior em todo o território nacional. O estudo da SBM teve como base o número de mamografias realizadas pelos serviços públicos de saúde brasileiros, disponibilizados pelo DATASUS. Segundo o levantamento, houve cerca de 800.00 exames a menos em 2020.

Comentários