religião

Nossa Senhora Aparecida: a história da padroeira do Brasil

A festa de Nossa Senhora Aparecida é comemorada no dia 12 de outubro.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 11/10/2021 às 12:58 | Atualizado em 31/07/2023 às 14:02
Notícia
Foto: Jailton Júnior/JC Imagem
Nossa Senhora Parecida, santa padroeira do Brasil - FOTO: Foto: Jailton Júnior/JC Imagem

Com informações da Canção Nova

No dia 12 de outubro é celebrada a festa de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Nesta data, é considerado feriado em todo o território nacional, desde 30 de julho de 1980, e também é comemorado o Dia das Crianças.

Conhecida como protetora do Brasil, a santa é uma das mais veneradas em todo o país e tem uma basílica dedicada a ela na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, considerado o maior santuário mariano do país.

O local reúne fiéis de todo o mundo que vão participar de celebrações religiosas e muitos fazem até peregrinações até a basílica. Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude realizada no Brasil, o Papa Francisco visitou o santuário.

História de Nossa Senhora Aparecida

A padroeira do Brasil é lembrada pelos devotos em momentos de aflição. Ela foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia.

Durante uma pescaria e após várias tentativas sem sucesso, eles apanharam na rede a imagem de uma santa sem cabeça.

Ao lançar a rede outra vez, a cabeça da santa foi apanhada e, depois disso, eles tiveram abundância na pesca dos peixes. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, tinha 36 centímetros de altura e 2,5 quilos. 

É por isso que alguns fiéis costumam se referir à santa como Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A principal teoria é de que a santa tenha sido jogada na água por alguma pessoa que queria se livrar dela, já que estava quebrada. 

Em 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. O local atraía fiéis de vários lugares e precisou ser ampliado. Muitas pessoas se reuniam para rezar aos pés da Senhora “Aparecida”, como ficou conhecida, e foi necessário construir uma basílica.

No ano de 1904, o Papa Pio X deu ordem para coroar a imagem de modo solene. A santa que foi encontrada no rio pelos pescadores é mantida até os dias de hoje no santuário de Aparecida.

Em 1955 começou a ser construída uma basílica maior e em 1984 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”.

Comentários