Vídeos feitos por drones mostram o rastro de destruição causado por uma micro explosão em Pirassununga, em São Paulo, no último sábado (9). O fenômeno destelhou alguns imóveis e derrubou árvores, mas ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil de São Paulo fez o levantamento dos estragos, como queda de energia elétrica, queda de árvores e ruas cobertas pela água. Assim a prefeitura decidiu decretar estado de emergência.
De acordo com o Climatempo, o que ocorreu foram linhas de instabilidade que causaram fortes precipitações na região, com rajadas fortes de ventos, granizo e descargas elétricas.
“"Essas precipitações foram causadas por ventos em altos níveis de atmosfera que organizaram a umidade na região que somada com as temperaturas criaram essas fortes precipitações. Além disso, analisando imagens de satélite, radares meteorológicos e os estragos na região, podemos dizer que houve um fenômeno chamado de micro explosão na região.”, explica a meteorologista Daniela Freitas.
A micro explosão é como um tornado, uma forte corrente de ar que desce das nuvens, mas nesse fenômeno é em linha reta, como um ‘corredor de vento’. Se especula que os ventos podem ter chegado a 85 km/h e com uma precipitação de 35 milímetros, de acordo com a meteorologista.
Comentários