Tratamento

Idosa reduz 76% de tumor no pulmão após uso de canabidiol

Tratamento foi realizado por conta própria em um período de dois anos e meio

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 15/10/2021 às 16:39
Notícia
Foto: Mid and South Essex NHS Foundation Trust
Imagens de exames mostraram que o tamanho do tumor diminuiu - FOTO: Foto: Mid and South Essex NHS Foundation Trust

Uma idosa de 80 anos diagnosticada com câncer conseguiu reduzir um tumor no pulmão direito em 76% em menos de três anos após realizar tratamento alternativo utilizando óleo de canabidiol (CBD), substância extraída da Cannabis sativa. O caso aconteceu no Reino Unido e foi documentado em um artigo publicado na plataforma BMJ Case Reports.

A paciente relatou que fumava cerca de um maço de cigarros por semana e descobriu o câncer em junho de 2018, depois de passar meses tossindo.

Por medo dos efeitos colaterais de tratamentos convencionais, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia, a idosa passou a tomar 0,5 ml do óleo de duas a três vezes por dia por conta própria, além de continuar tomando seus medicamentos para doença pulmonar obstrutiva crônica leve (DPOC), osteoartrite e hipertensão.

Imagens de exames mostraram que o tamanho do tumor diminuiu de 41 mm, em junho de 2018, para 10mm, em março de 2021, apresentando uma redução de cerca de 76%.

O que dizem os médicos

A idosa foi tratada no Mid and South Essex NHS Foundation Trust e os médicos que cuidavam do caso afirmaram que não é clara a relação do óleo com a melhora do quadro da paciente, e que não existem evidências de que produtos feitos à base de maconha podem funcionar como tratamento para câncer. No entanto, eles sugerem que novas pesquisas sejam feitas para esclarecer se produtos derivados da planta podem contribuir para o tratamento da doença.

Comentários