Em Serra Talhada

Peixes com larvas dentro dos olhos são encontrados no interior de Pernambuco; veja vídeo

Verme costuma se hospedar nesses animais

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 19/10/2021 às 9:32
NOTÍCIA Notícia
Reprodução/Redes Sociais
Peixes com larvas dentro dos olhos são encontrados no interior de Pernambuco - FOTO: Reprodução/Redes Sociais
Leitura:

Um vídeo que mostra peixes com larvas vivas dentro dos olhos está chamando a atenção nas redes sociais. Os animais foram encontrados na barragem do Jazigo nesse fim de semana em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

..

O professor de biologia Marcelo Bezerra contou ao portal NE10 Interior que esse tipo de verme é um platelminto e costuma ser comum em peixes de água doce de diversas regiões do país. "Os peixes que são mais hospedeiros desse verme são os tucunarés, os traíras, corvinas, esses que moram em rios ou viveiros, onde são condições favoráveis ao desenvolvimento desse parasito. Nesses locais há presença de caramujos e visita de aves que se alimentam de peixes", explica ele.

De acordo com Bezerra, o ser humano não faz parte do ciclo do verme. "Os peixes são os hospedeiros intermediários desses parasitos e eles conseguem completar o ciclo de vida se forem ingeridos por uma ave. Isso descarta a questão do homem nesse processo", afirma.

Ainda segundo o professor, o parasito costuma ocupar o globo ocular dos peixes e pode atrapalhar a visão desse animal. "Com a visão comprometida, o peixe não vê a ave e vira presa fácil", finaliza.

Veja o vídeo:

Comentários

Mais Lidas