O ministro da Saúde anunciou que o Brasil deve receber 36,2 milhões de doses da vacina Janssen contra Covid-19 entre novembro e dezembro. As doses do imunizante serão utilizadas como reforço para o público de maiores de 18 anos.
O recebimento da vacina foi anunciado pelo ministro Marcelo Queiroga durante evento sobre o Outubro Rosa, que aconteceu nesta quarta-feira (20), no Palácio do Planalto.
Em novembro, 7,8 milhões de doses serão encaminhadas para o país. Já em dezembro, 28,4 milhões de doses chegarão. Essas doses não vão ser utilizadas agora e devem ser guardadas para 2022.
A vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é de dose única, mas em estudo apresentado pelo Comitê Científico da FDA (Food and Drug Administration), a agência reguladora dos Estados Unidos aprovou a aplicação de uma segunda dose do imunizante, como reforço para aumentar a imunidade.
Recebimento das doses
O contrato entre Governo e a farmacêutica norte-americana foi firmado no primeiro semestre de 2021, e previa a entrega de 38 milhões de unidades. Em junho, 1,8 milhões de doses do imunizante foram encaminhadas, além de uma doação de 3 milhões de doses.
No mesmo período, a Pfizer também deve encaminhar cerca de 100 milhões de doses, como prevê o contrato, e a nacional AstraZeneca/Fiocruz tem previsão de entregar 6 milhões de doses da vacina. O contrato com a Fiocruz ainda dá à pasta mais de 60 milhões de doses.
Comentários