Pandemia

Estado do Rio de Janeiro vai flexibilizar o uso de máscaras contra covid-19 em locais abertos

Lei que regula o uso de máscaras foi sancionada pelo governo

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 28/10/2021 às 12:24
Notícia
Pixabay
Máscaras estão sendo usadas como proteção ao coronavírus - FOTO: Pixabay
Leitura:

Foi sancionada pelo Governo do Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (27), a lei que regula o uso de máscaras de proteção contra covid-19 no estado. Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Estado de Saúde publicará critérios para flexibilização do uso das máscaras, como distanciamento social, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, entre outros.

..

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de celebração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia [de covid-19], esta medida representa um importante salto para a vitória do estado e do povo fluminense sobre o vírus”, afirmou o governador Cláudio Castro através de nota.

De acordo com ele, o estado está no cenário de baixo risco de contaminação da doença por causa da agilidade na distribuição das vacinas. “Para que a luta contra a covid-19 seja vencida definitivamente, peço que todos continuem seguindo as orientações das autoridades sanitárias”, disse ele.

> Quando usar máscara vai deixar de ser obrigatório em Pernambuco? Governo explica

Decreto da prefeitura

A prefeitura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial nessa quarta-feira (27) o decreto que libera o uso de máscaras em lugares abertos e autoriza funcionamento de boates, casas de show e salões de dança com até 50% da capacidade.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a recomendação foi feita pelo comitê de especialistas instaurado pela prefeitura. "Chegamos a 65% de toda a população da cidade devidamente imunizada", explicou.

De acordo com a proposta aprovada nessa terça-feira (26), a decisão final caberá a cada município.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Mais Lidas